O Grand Stade Hassan II, um colossal complexo esportivo atualmente em construção em Casablanca, Marrocos, está no foco para redefinir o conceito de um estádio moderno. Projetado pelo escritório de arquitetura Oualalou + Choi em colaboração com os especialistas globais em design esportivo Populous, este ambicioso projeto foi concebido para se tornar o maior estádio de futebol do mundo.
Se inspirando nas tradicionais reuniões sociais marroquinas conhecidas como “moussem”, o design do estádio incorpora um grande telhado em forma de tenda que domina a paisagem em meio a uma grande área verde. Esta característica arquitetônica escultural não apenas fornece abrigo para a multidão com capacidade para 115.000 pessoas, mas também cria um senso de comunidade e união.
A cobertura será feita com uma treliça de alumínio exclusiva. Um anel de trinta e duas estruturas sustenta o telhado e os pisos, formando grandes entradas emolduradas por jardins exuberantes elevados em plataformas de 28 metros. O interior do estádio é igualmente impressionante, com três níveis íngremes em cada extremidade, garantindo uma atmosfera vibrante e envolvente para os torcedores.
As áreas de hospitalidade, incluindo lounges VIP e VVIP, oferecem uma experiência de luxo para aqueles que buscam um dia de jogo mais exclusivo. Uma das características mais distintas do Grand Stade Hassan II é seu uso extensivo de vegetação. O estádio é cercado por jardins botânicos que criam um oásis de paz dentro do ambiente urbano — os arquitetos integraram esses jardins ao design do estádio, com paisagismo visível das arquibancadas e dos saguões. Conheça aqui mais do projeto.