Muitas campanhas afirmam ser ousadas hoje em dia. Mas aqui vai uma campanha que pode afirmar com certeza estar sendo bem mais corajosa do que a maioria. Sua premissa faz sentido: quando seus pés se sentem bem, seu cérebro se sente bem. A agência YDM Thailand transformou isso em uma campanha brilhantemente maluca para a marca de calçados Gambol, que soluciona problemas de violência doméstica, poluição do ar e corrupção – questões tão antigos quanto a existência humana.
A campanha, Dare to Step, consiste em três filmes de humor absurdos ambientados na Tailândia há 5 milhões de anos. Os filmes foram dirigidos pelo tailandês Teerapol “Ae” Suneta. A campanha traz o desconforto social para os holofotes – usando humor, emoção – e uma sandália. Cada filme confronta questões profundamente enraizadas na sociedade tailandesa através de um mundo onde todos ainda são macacos e o silêncio sempre foi a norma. Até agora.
Nos três filmes, a sociedade é composta por macacos primitivos, vivendo em uma versão não muito diferente da Tailândia moderna. Assim como hoje, quando algo dá errado, ninguém ousa intervir – até que, do nada, um par de sandálias Gambol cai do céu como um presente dos deuses. Um macaco resolve calçar. Em vez de ir embora, ele usa a sandália para dar um fim ao problema e dá exemplo para todos ao seu redor. Muito legal.