PortfolioLovers

As distinções entre o real e o artificial de Laurent Grasso em Nova York

0

De 25 de outubro a 21 de dezembro de 2024, a Sean Kelly Gallery apresenta Artificialis, uma exposição do artista Laurent Grasso que explora temas de natureza, tempo e impacto humano em um contexto pós-antropoceno. Apresentando as estreias nos EUA dos filmes ARTIFICIALIS e Orchid Island de Grasso, juntamente com duas novas séries de pinturas, a mostra mescla inspiração histórica com visões futurísticas. Artificialis desafia as distinções entre o real e o artificial, convidando os espectadores a reconsiderar a relação em evolução entre a cultura e o mundo natural.

O projeto, originalmente criado para a exposição de 2021 do Musée d’Orsay sobre o legado de Darwin, explora técnicas modernas de documentação para retratar um futuro pós-antropoceno. Empregando ferramentas avançadas como scanners LIDAR e câmeras hiperespectrais, o filme mescla precisão científica com visão artística, traçando conexões entre a exploração tradicional e contemporânea, bem como entre o real e o virtual.

Artificialis questiona como percebemos e interagimos com a natureza em uma era cada vez mais digital. Em Orchid Island, o artista francês captura os ecossistemas frágeis de uma ilha onde a cultura indígena e a biodiversidade estão em risco, expandindo ainda mais seus temas de transformação ecológica e resiliência, enquanto examina o papel das práticas indígenas e intervenções modernas na formação de um ambiente vulnerável.

 

 

 

Deixe seu comentário