As batatas fritas da rede KFC não têm sido populares. “Mais duras que uma pedra”, “como mastigar a sola de um sapato”, “mais frias que a Antártida” ou “pareciam uma sola de sapato” são apenas alguns dos comentários espalhados pelas redes sociais. A agência PS21 da Espanha convenceu o KFC de que a autodepreciação era uma solução para o problema – somado a uma receita de batata frita totalmente reformulada e a um sorteio de 17 toneladas de batatas fritas grátis.
Na primeira fase da campanha, lançada em meados de janeiro, o KFC enviou um e-mail a todos os usuários registrados do aplicativo com um pedido oficial de desculpas e uma oferta de compensação – a quantidade exata de batatas fritas que eles haviam pedido historicamente pelo aplicativo, mas desta vez com a nova receita – corte natural, textura crocante e temperado com ervas e especiarias como pimenta, páprica, tomilho, louro, alecrim e orégano. Os usuários usaram as redes sociais para compartilhar fotos de si mesmos coletando seus pedidos em carrinhos de compras, móveis e até piscinas infláveis.
A segunda fase da campanha ocorreu na sexta-feira, 24 de janeiro, com a distribuição de 17 toneladas de batatas fritas grátis em todos os restaurantes KFC da Espanha. Os usuários acessaram o aplicativo KFC e inseriram o código promocional “nuevaspatatas” para resgatar sua porção grátis. Os comentários mais agressivos nas redes sociais sobre as batatas fritas do KFC foram impressos em vinil e expostos na estação Príncipe Pío, em Madri, trazendo a conversa para o centro do espaço público. A iniciativa mostrou como a marca pode rir de si mesma enquanto constrói uma conexão honesta e genuína com seu público. Muito legal.