Em setembro de 2025, Paris marcará quarenta anos desde que o casal de artistas Christo e Jeanne-Claude transformaram a Pont Neuf com a instalação The Pont Neuf Wrapped, uma instalação histórica que elevou a ponte de um ícone de infraestrutura a uma obra de arte efêmera. O projeto, executado em 1985, envolveu a ponte mais antiga da cidade em 41.800 metros quadrados de tecido, protegidos por treze quilômetros de corda e doze toneladas de cabos de aço. Essa visão levou uma década de planejamento e negociações antes de ganhar vida.
O envoltório permaneceu na ponte por duas semanas, durante as quais três milhões de visitantes se envolveram com a instalação. Fiel à filosofia de Christo e Jeanne-Claude, o projeto convidou a interpretação individual do público, abraçando a natureza transitória da arte. A tempo para o aniversário em setembro, o artista francês JR trará sua própria ativação em grande escala para a ponte histórica. Para comemorar este aniversário, o artista contemporâneo irá reimaginar a Pont Neuf com o Projet Pont Neuf, uma instalação em grande escala inspirada no trabalho inovador de Christo e Jeanne-Claude.
Colaborando com a equipe da Christo and Jeanne-Claude Foundation, a visão de JR transformará a icônica ponte em uma caverna de pedra por duas semanas em setembro de 2025. Se inspirando nas pedreiras que forneceram a Paris suas pedras históricas, o design de JR justapõe a elegância refinada da cidade com texturas cruas e indomáveis. A instalação servirá como uma reflexão sobre o relacionamento em evolução de Paris com a natureza e a arquitetura. Impressiona.