Na região do Southside de Chicago, o diretor Rodney Lucas faz um passeio nostálgico pelo trabalho de pés deslizante, visuais elaborados e personagens da cena do Chicago Steppin’. Nascido nesse bairro tradicional, o Steppin’ é uma dança enraizada em sua comunidade – crescendo a partir de festas de bairro e da cena social que se expandiu ao seu redor. Evoluindo com a soul music como uma colisão de salão de baile e swing, com paralelos ao jitterbug e à agitação, a cena do Chicago Steppin’ vive através de um conjunto fechado de ícones do Southside, conectados por uma atração gravitacional ao seu trabalho de pés habilidosos, o charme da geração mais antiga e movimentos suaves e sensuais.
“Antes de saber andar, aprendi a dar Step. Os Steppers e os Players eram meus super-heróis pessoais. Eles me ensinaram como me vestir, como segurar minha bebida, como falar com minha mulher; essencialmente como ser um homem. Eu tinha um assento na primeira fila para este universo mágico e exclusivo de brilhantismo negro – um universo que tinha uma atração cósmica em meu espírito ”, declara Lucas.
Iniciado no Chicago Steppin’ desde jovem, o cineasta nascido em Chicago retrata a cena através dos personagens luminosos que estabeleceram sua presença e continuam seu legado, para o curta-metragem Steppin’ on Water. Entre filmagens de arquivo, roupas enfeitadas e os sons do lendário DJ de Steppin’ de Chicago, Sam Chatman, o filme captura a história e o presente do passo deslizante que plantou suas sementes na cultura negra e o groove poético que carrega o espírito do Steppin’. Mais um ótimo conteúdo do canal Nowness. Confira.