Para qualquer um que passe pela Prefeitura da cidade de Le Havre, seria normal confundir a nova instalação de arte no local com uma cena real. Gaivotas aparentemente pousadas ao longo dos telhados do edifício da região da Normandia são, na verdade, 200 esculturas em tamanho real feitas pelo artista e designer britânico Patrick Murphy.
A nova instalação de arte na França, intitulada “Sense of Belonging (Every bird, its own nest is beautiful) “, foi montada como parte do festival de verão Un Été au Havre, que acontece todos os anos de junho a setembro.
As gaivotas são feitas de resina e fixadas ao prédio por meio de pernas de aço inoxidável, e aparecem em cinco posições diferentes, individualmente e em grupos.
As obras estão dispostas na fachada do edifício simbólico da Prefeitura, que foi projetado pelo famoso arquiteto Auguste Perret na década de 1950 – o mesmo arquiteto que reconstruiu Le Havre depois de ser bombardeado na Segunda Guerra Mundial.
Desde então, a cidade foi listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2005 por causa de seus belos exemplos de arquitetura. Conheça muito mais sobre a carreira e os trabalhos do artista, aqui.