O novo filme de animação de Toberg explora a “distopia aguda” para a qual o mundo foi direcionado nos últimos anos. O filme mostra uma viagem pelos diferentes níveis da sociedade, revelando a inquietação e a instabilidade generalizadas que assolam nossas mentes.
“A ideia inicial era algum tipo de resposta a várias mudanças políticas perturbadoras que moldaram o zeitgeist antes da pandemia ”, diz o artista visual sueco Toberg, cujo nome verdadeiro é Toby Auberg, sobre seu recente filme de animação, Pile.
Lançado no mês passado, a produção traça uma linha através de um mapa móvel de “contrastes e sequências sobrepostos que vagamente tentam modelar a atividade humana ”.
Apesar da animação evidentemente sofisticada, Toberg diz que o plano inicial era na verdade muito mais complexo: “A ideia original era transmitir uma certa visão de mundo através de uma civilização em miniatura onde as pessoas se separam progressivamente da realidade conforme o mundo se torna mais complexo ou abstrato. ” Vale muito conferir.