Em 1971, o artista americano Robert Smithson realizou seu projeto “Broken circle/Spiral hill “ na borda de uma antiga mina de areia perto da cidade de Emmen, na Holanda.
A monumental obra de Land Art, que marca a única terraplanagem existente do artista fora dos EUA, consiste em duas partes: “Broken circule “, um cais semicircular construído em um lago de pedreira cheio de água verde; e “Spiral hill “, uma colina em forma de cone ao lado do lago.
As obras podem ser vistos do topo da colina, alcançada por um caminho em espiral, enquanto no centro do círculo está uma enorme pedra imóvel depositada por antigos movimentos glaciais.
“Smithson ficou fascinado pela natureza construída e recuperada da paisagem holandesa, e em Emmen ele encontrou um local perfeito para explorar as ideias essenciais para sua prática artística “, declara Lisa le Feuvre, diretora executiva da Smithson Foundation.
O artista é celebrado por ter doado a peça para o povo da Holanda, no entanto, como está situada em um terreno privado, seu futuro permanece incerto. No quinquagésimo aniversário da obra, uma equipe de parceiros holandeses está programando uma série de fins de semana abertos entre julho e outubro de 2021, com palestras, projeções e apresentações. Muito bom.