O Carnaval já está começando a todo vapor no mundo todo, e como todo mundo sabe, uma das melhores celebrações acontece em Veneza. A cidade italiana, conhecida por seus canais aquáticos e gôndolas, celebra a ocasião desde pelo menos o final do século XI, tendo sido declarada feriado público em 1296. De máscaras tradicionais a trajes inovadores, os venezianos sabem como dar um espetáculo de cores, formas e alegria.
A edição de Veneza de 2025, que continua até a “Terça-feira Gorda”, em 4 de março, é centrado no tema Il Tempo di Casanova (“A Era de Casanova”). Esta é uma homenagem ao infame personagem veneziano, que se tornou um símbolo da devassidão desenfreada associada ao festival. Na verdade, o Carnaval de Veneza era historicamente tão selvagem que foi proibido em 1797 e só revivido na década de 1970.
Hoje, a tradição está mais forte do que nunca, pontuada por apresentações elaboradas e, claro, trajes deslumbrantes. Enquanto alguns vestem trajes clássicos, geralmente com máscaras baseadas na tradição do teatro commedia dell’arte, outros adotam uma abordagem mais contemporânea. Todos esses visuais são exibidos durante o Venice Carnival Street Parade, que acontece duas vezes ao dia e combina tradição com teatro circense e música. Conheça aqui mais desse evento.