PortfolioLovers

Kudzanai Chiurai e a consciência negra

0

A data de hoje é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a arte no continente africano se seus artistas negros. O bom exemplo é o Kudzanai Chiurai, que nasceu em Harare, Zimbábue, onde atualmente vive e trabalha. Chiurai é um artista contemporâneo multidisciplinar que trabalha com fotografia, desenhos, filmes, pinturas e esculturas. Sua pegada artística também se estendeu aos meios de poesia, moda, ativismo, publicação e música, se tornando assim um ativista cultural.

Grande parte do trabalho do artista foi influenciada por sua interação pessoal com as mudanças na política, economia e acontecimentos sociais da África Austral. Suas imagens refletem a dinâmica em jogo entre história, cultura contemporânea, deslocamento, a experiência psicológica de espaços urbanos, poder, guerra e a marca ocidental deixada na África.

Chiurai nasceu um ano após o Zimbábue ganhar a independência do Reino Unido. Em resposta ao clima político no Zimbábue em 2008, Chiurai criou uma série de murais e pôsteres criticando o governo e foi ameaçado de prisão. Como resultado, escolheu viver no exílio na África do Sul, onde concluiu o bacharelado em Belas Artes pela Universidade de Pretória (2005) e permaneceu residente na África do Sul por vários anos. Conheça aqui mais sobre ele e seu trabalho incrível.

 

Deixe seu comentário