PortfolioLovers

As mulheres guerreiras de Tim Okamura no Canadá

0

O artista canadense Tim Okamura ouviu falar pela primeira vez sobre a personagem Tomoe Gozen, uma Onna-Bugeisha ou “mulher guerreira” há cerca de 10 anos, mas a história ficou em sua memória desde então. “Acho que o fato de a mulher samurai lutar ao lado dos homens, ter as mesmas responsabilidades e expectativas, ressoou profundamente em mim ”, revela.

Nesta figura, ele encontrou um motor criativo, desencadeando uma poderosa série de pinturas intitulada Onna-Bugeisha, onde mulheres negras estão prontas para se posicionar e sair vitoriosas em um futuro distópico próximo. Okamura se sentiu atraído por retratar mulheres de comunidades sub-representadas, tanto por ter crescido com um grupo diversificado de amigos quanto pela falta de representação nos retratos que viu nas galerias e museus que visitou.

Me senti chamado para focar conscientemente na criação desses trabalhos, especificamente retratos baseados em uma tradição acadêmica, de pessoas que faltavam nos museus, pessoas negras, cujas histórias mereciam ser capturadas em tela, com muito cuidado e reverência ”, declara o profissional. Conheça aqui mais de seu trabalho. Ótimo exemplo que vale muito a pena conferir.

 

Deixe seu comentário