O ciclismo é um meio de transporte que vem crescendo em todo o mundo, incluisive em França. Em 2022, mais da metade dos franceses relatou ter pedalado pelo menos uma vez durante o ano. Incentivado durante a crise da Covid e respondendo às necessidades do planeta e ao movimento de saúde e bem-estar, o ciclismo se tornou uma parte essencial das viagens diárias e de lazer dos franceses, com mais de 17 milhões de bicicletas vendidas desde 2017.
Porém, há um problema. Ciclistas de todas as idades atravessam cada vez mais as ruas e estradas francesas, seja nas cidades ou nas zonas rurais, e isto anda de mãos dadas com um aumento de acidentes (quase 3.000 em 2022), a maioria dos quais envolve ciclistas e motoristas. Os comportamentos devem evoluir no sentido de uma compreensão das vias compartilhadas. Estão surgindo ações para resolver o problema, mas os resultados são lentos.
A marca automóvel Škoda, grande parceira do Tour de France e fabricante de bicicletas desde 1895, com a sua agência, Track DDB Paris, pensou em ajudar os resultados a acontecerem mais rapidamente. Eles perceberam que se a convivência entre motoristas e ciclistas começar desde cedo, ela se tornará mais natural. Por isso, adaptaram o tapete de brincar mais popular entre as crianças para uma ferramenta educativa única – o primeiro tapete que promove essa orientação, com vias para carros, mas também ciclovias e instalações para ciclistas.
A caixa do jogo The Roads for all, desenvolvida em parceria com a Federação Francesa de Ciclismo, inclui o tapete, um carrinho de brinquedo, uma bicicleta de brinquedo e um livreto para leitura em família que lembra a todos os bons comportamentos nas ruas e estradas. Ótimo exemplo que vale a pena conferir.