O futebol está nos corações e mentes pelo mundo neste momento. A Findasense, uma agência criativa 360 especializada em experiência de marca em Madri, está tornando isso relevante para organizações ambientais e sociais, como a Fundación con Vida. A sua nova campanha, Retiring Species (Aposentando Espécies), apresenta um paralelo emotivo entre as carreiras dos jogadores de futebol à beira da aposentadoria e as espécies animais à beira da extinção.
A campanha traz quatro estampas em tecido, cada uma apresentando um renomado jogador de futebol através do número de sua camisa integrado à textura do pelo de uma espécie em extinção que corresponde ao seu apelido. A cabra montanhesa etíope representa o G.O.A.T. (Apelido de Messi), a estrela máxima da seleção argentina (com apenas 500 animais restantes no mundo); o tigre de Bengala simboliza o Falcao, o artilheiro histórico da Colômbia (ocupando apenas 5% de sua área histórica).
A pantera faz referência ao Navas, emblemático goleiro da seleção costarriquenha (população atual estimada entre 16 mil e 14 mil membros da espécie); e a raposa ártica representa o Vargas, o atacante ítalo-peruano da seleção do Peru (em 2022, apenas cerca de 450 foram estimados na Noruega, Suécia e Finlândia).
Esta fusão visual, além de destacar a ligação entre atletas e animais, enfatiza a urgência de proteger estas espécies antes que seja tarde demais. O projeto “Aposentar Espécies ” foi concebido para capturar a atenção do público, criando um vínculo emocional e visual que ressoa profundamente com o público. Bom exemplo que vale a pena conferir.