O pai do menino Liam Vanden Branden quer mudar o nome do filho. Liam está desaparecido desde 1996. O pai pediu ao filho que mudasse o nome para Thibaut Courtois, nome do mundialmente famoso goleiro belga do Real Madrid. 450.000 pessoas pesquisam esse nome na Internet todos os meses. e poucos pesquisam o de Liam Vanden Branden.
A ideia da campanha vem da agência VML Bélgica para a entidade Child Focus, em homenagem ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, em 25 de maio. O objetivo da iniciativa é dar nova vida à busca por Liam. Porque mesmo depois de tantos anos, a Child Focus e os seus entes queridos não vão desistir.
A família de Juliette Goormans também solicitou a mudança de nome. Juliette foi vista pela última vez em 14 de novembro de 2022, em Vedrin, não muito longe de sua escola. Desde então, não houve nenhum vestígio dela. Para este desaparecimento, a Child Focus e a polícia procuram urgentemente novas pistas. Ao mudar seu nome para Nafi Thiam, campeã olímpica e mundial de heptatlo, mais pessoas verão seu aviso de busca.
Liam e Juliette não receberam nomes famosos. Mas os nomes dos astros do esporte são muito pesquisados na internet. Thibaut Courtois é inclusive um dos belgas mais pesquisados do mundo. Com a aproximação da final da Liga dos Campeões e dos Jogos Olímpicos, o número de pesquisas por ambos os nomes atingirá um pico significativo.
Para viabilizar a mudança de nome, as famílias das duas crianças apresentaram requerimento ao Serviço Público Federal de Justiça. Ninguém espera aprovação, mas o valor simbólico por trás desta ação é de muito maior importância. “Muitas vezes, um nome é a primeira coisa que você dá a uma criança, e a menor dica, por mais mínima que pareça, pode levar a um avanço “, afirmou Nel Broothaerts, da Child Focus. Muito bom.