Enquanto muitas das celebridades do mundo dos negócios estão obcecados pela conquista do espaço, a ONG francesa Terre de Liens tem algo mais básico em mente: a sobreviveência. Afinal, eles acreditam que o futuro da humanidade tem que ser construído na Terra.
A entidade apela à França para que volte suas atenções à terra em campanha pelo futuro da agricultura, enquanto os legisladores debatem uma nova política agrícola. A campanha de sensibilização coincide com uma discussão nacional na França sobre uma nova lei que terá um grande impacto no futuro da agricultura do país e estabelecerá um precedente para outros países europeus.
O projecto, conhecido como PLOAA (Pacte et une loi d’orientation et d’avenir Agricole), visa estabelecer um acordo e uma lei sobre como enfrentar os desafios da soberania alimentar e da renovação geracional na agricultura e como ajudar o sector a se adaptar às alterações agroecológicas e climáticas.
A discussão foca também em tornar a agricultura mais apelativa como plano de carreira, na formação e na prestação de assistência aos agricultores iniciantes e na facilitação da sucessão de terras agrícolas para combater a industrialização. Este mês, um grupo de trabalho organizado pelo governo deverá apresentar as suas tão esperadas conclusões sobre as formas de realizar o projeto.
A campanha da ONG, Come Back Down to Earth, criada com a agência STRIKE, apresenta um filme de animação de 90 segundos que convida o público a voltar a pensar na Terra e incentiva uma apreciação renovada pelos agricultores e pelos recursos que eles fornecem, incentivando para que questionem a sua relação com os agricultores e a agricultura. Bacana.