PortfolioLovers

Melhores de semana. Subindo pelas paredes com Leandro Erlich

0

O Liberty Science Center na cidade de Nova York (NYC) acaba de lançar sua iniciativa Big Art, um novo programa de artes composto por duas instalações inaugurais, a saber, a fachada fictícia de um prédio de apartamentos idealizada pelo artista conceitual argentino Leandro Erlich.

Apelidado de ‘The Building‘, esta intervenção arquitetônica monumental e vertiginosa faz referência a construções de tijolos e arenito encontradas em toda a região metropolitana de Nova York – completa com saídas de incêndio, unidades de ar condicionado nas janelas e uma delicatessen no térreo.

Conhecido por suas instalações participativas exibidas globalmente, construídas em escala arquitetônica, Erlich já levou esta série de peças monumentais para cidades como Paris, Londres e Buenos Aires, bem como Donetsk e a região Echigo-Tsumari do Japão.

Desafiando as leis da gravidade, o artista coloca uma maquete de um prédio no chão, permitindo que os “espect-atores”, como ele os chama, interajam com a peça, se pendurando nas paredes e fingindo estar pendurados em uma varanda; enquanto isso, um espelho gigante, posicionado em ângulo em frente à obra, cria a ilusão de veracidade da cena.

Cada peça da série é uma composição simbólica do vernáculo arquitetônico pertencente ao local em que está instalada; como resultado, o LSC está abrigando um típico prédio de apartamentos de tijolos de Nova York e uma loja, recebendo os visitantes logo no saguão de entrada do Centro. Conheça mais do artista, aqui.

 

 

Deixe seu comentário