As tatuagens são extremamente populares entre o público jovem. Um em cada quatro alemães tem uma tatuagem. Mas conseguir doadores de órgãos continua um grande desafio. A agência McCann espera mudar isso transformando estúdios de tatuagem em toda a Alemanha em centros de doação de órgãos.
Todos os anos, cerca de 10.000 alemães esperam por um transplante de órgão. Porém, por falta de doadores, 3 deles morrem todos os dias. É uma estatística surpreendente, visto que 84% dos cidadãos dizem que estão dispostos a doar. A taxa de desconexão é muito alta. Apenas 0,001% da população realmente aceita e esse número coloca a Alemanha entre as taxas de doação de órgãos mais baixas da Europa.
Essa discrepância pode ser atribuída ao fato de que o país não conseguiu aprovar uma legislação “opt-out” e continua sendo um país “opt-in” para doações de órgãos. Além disso, na Alemanha não existe um registo nacional de dadores de órgãos. A lei atual exige que os indivíduos apresentem prova explícita de consentimento para se tornarem doadores.
A McCann e a organização de conscientização sobre doação de órgãos, Junge Helden, desenvolveram #OPTINK, uma tatuagem gratuita que faz da pessoa um doador de órgãos. A tatuagem foi desenhada pelo proeminente tatuador de Berlim, Gara, para ser imediatamente reconhecível, escalável e facilmente interpretada por outros artistas.
A ideia transforma um formulário de consentimento de tatuagem regular em um formulário de consentimento de doação de órgãos, fazendo com que #OPTINK funcione como uma prova de vontade. Acima de tudo, a tatuagem é um início de conversa e uma declaração para os familiares, informando sobre o status de doador opt-in da pessoa – o que é crucial, já que os parentes têm a decisão final. Muito inteligente.