Cerca de 92% das mulheres se preocupam com sua segurança durante uma simples corrida na rua. Essa é uma estatística alarmante e a Adidas quer fazer algo a respeito. A marca pesquisou 9.000 corredores em nove países para entender as experiências e percepções de segurança de homens e mulheres durante a corrida.
Surgiram alguns resultados surpreendentes. 51% das mulheres têm medo de serem agredidas fisicamente, contra 28% dos homens. 38% das mulheres sofreram assédio físico ou verbal e, dessas mulheres, 56% receberam atenção indesejada, comentários sexistas ou atenção sexual indesejada (55%), receberam buzinadas (53%) ou foram seguidas (50%).
A pesquisa demonstra a necessidade de mudança nas atitudes e ações quando se trata da segurança das mulheres durante as corridas – descobrindo que, embora 62% dos homens reconheçam o problema, apenas 18% acreditam que a responsabilidade recai principalmente sobre os homens para ajudar as mulheres a se sentirem mais seguras ao correr.
Os dados também mostram que 46% das mulheres relataram perda de interesse em correr devido ao problema, em comparação com 33% dos homens. Para destacar o problema, a adidas criou um filme, The Ridiculous Run, mostrando os absurdos que as mulheres podem ter que percorrer para se sentirem seguras enquanto correm. Vale conferir.