Cortando e espelhando a paisagem urbana como uma lâmina brilhante e abstrata, a proposta 570 Bridge Porto do estúdio Herzog & de Meuron é vista como um novo marco para a cidade portuguesa. O volume escultórico nasce de uma candidatura ao concurso de 2021 e reivindica o seu lugar entre as pontes da Arrábida e Dom Luís, ligando o Porto a Vila Nova de Gaia, atravessando o rio Douro.
Além de servir como uma plataforma de conexão e observação, a ponte proposta também oferece à cidade um novo e flexível programa social rico em atividades comunitárias e de lazer. Apoiado por vigas pretas, o projeto surge como um volume de concreto envolto em uma superfície reflexiva para aumentar sua durabilidade e enfatizar sua percepção de “nitidez”.
Elaborando a escolha do design e do material, a equipe de Herzog & de Meuron escreve: “Ele reflete o céu, a água e os arredores urbanos desfocados. Sua aparência muda dependendo do clima e da hora do dia. Expressa uma nova cidade, uma nova dinâmica e a mudança na forma como as pessoas usam o espaço público e se deslocam de um lugar para outro.“ Conheça mais, aqui.