O estúdio DnA_Design e Arquitetura conseguiu transformar nove (de mais de 3.000) pequenas pedreiras abandonadas, espalhadas na paisagem montanhosa do condado de Jinyun, na China, em espaços culturais.
A arquiteta de Pequim Xu Tiantian e sua equipe viabilizaram os projetos para esculpir nas rochas e formar espaços de encontro que pudessem acomodar atividades culturais e sociais, e através destas instalações, poderem criar novas perspectivas econômicas para a população rural, respeitando o contexto com uma história que remonta a mais de mil anos.
Aproveitando um dos projetos, o fórum de arquitetura Aedes em Berlim sediará a exposição “Jinyun Quarries – The Quarry as Stage“, com visitantes itinerantes nas pedreiras de Jinyun, interagindo em uma impressionante instalação em grande escala.
Uma série de maquetes, fotos, plantas e filmes irão animar as estruturas esculpidas nas rochas, com uma abordagem respeitosa do ambiente sendo levada em consideração, tanto para a realização das instalações quanto para a exposição.
Os modelos que foram produzidos na China foram transferidos para a Alemanha de trem, e todos os outros componentes da exposição foram montados em Berlim. Saiba mais, aqui.