A maioria das crianças e dos adolescentes descobre o universo das drogas com os amigos. E claro que esse conhecimento não é muito confiável. A agência Joan Creative trabalhou pro bono no esforço de conscientização pública do The Ad Council no desafio de combater a overdose de fentanyl entre os jovens.
A campanha fornece conhecimento confiável sobre o medicamento, seus efeitos e seu entorno de uma forma inovadora e muito corajosa: as fontes com informações detalhadas em primeira mão são de ex-traficantes de drogas.
A campanha, Real Deal on Fentanyl, é financiada pelo Snap e pelo YouTube e visa educar os jovens americanos sobre os perigos do fentanyl, além das probabilidades de se envolver com pílulas falsificadas e drogas ilícitas.
“Pode parecer estranho a princípio pensar que esses alunos podem confiar mais em um ex-traficante de drogas do que em uma figura de autoridade tradicional. Mas a Geração Z é notoriamente independente – eles usam informações para tomar suas próprias decisões.
É por isso que adotamos essa nova abordagem pioneira. É uma educação prática de fentanil de ex-traficantes, discutindo francamente as coisas que os adultos normalmente não ousariam. Sim, é pouco ortodoxo, mas devemos manter as crianças vivas.”, afirmou Jaime Robinson, cofundador e diretor de criação da JOAN Creative. Ótimo exemplo.