As músicas animadas tocadas nas lojas de varejo incentivam as compras por impulso. E claro que esse clima festivo e positivo é intencional. Mas a inflação e as taxas de juros crescentes estão pressionando muitas famílias canadenses. Uma pesquisa recente encomendada pela Interac descobriu que seis em cada dez compradores (62%) estão procurando por ferramentas que ajudem a diminuir gastos desnecessários.
Como uma marca cuja promessa é ajudar os canadenses a manter o controle de seu dinheiro, a Interac começou a explorar maneiras criativas de ajudar. Descobriu que o som poderia fazer isso e começou a experimentar como o isso poderia impactar positivamente e ajudar a adicionar atenção plena à experiência de compra. O Projeto Sound Shopping foi criado.
O núcleo da campanha é uma faixa de música original que desencadeia uma experiência de compra mais consciente usando ritmo, forma e instrumentação. Para testar a faixa, a agência Zulu Alpha Kilo convidou compradores de todo o país para participar de uma pesquisa em que metade dos participantes ouviu a faixa Sound Shopping, enquanto um grupo de controle ouviu a música pop padrão que os clientes normalmente ouvem nas lojas.
Os participantes observaram que a faixa Sound Shopping os deixou mais calmos do que aqueles que ouviram música tradicional. Os compradores com idades entre 25 e 34 anos gastaram 38% menos ao ouvir a faixa, o que também foi associado a uma taxa de satisfação de compra de 98%. Muito legal.