O ilustrador Raj Dhunna nasceu em Slough, uma pequena cidade a oeste de Londres. Crescendo cercado por uma comunidade vibrante e diversificada, ele foi exposto a muitas culturas e pessoas diferentes. Uma cultura que falou com ele mais do que qualquer outra, no entanto, foi a do futebol.
Quando jovem, ele rapidamente aprendeu a amar o esporte e agora se descreve como “louco por futebol ”. É apropriado que recentemente a EA FIFA o tenha contratado para ilustrar uma história em quadrinhos sobre a trajetória do jogador de futebol britânico Hamza Choudhury, o primeiro jogador anglo-asiático a entrar na Premier League.
“Era para mostrar uma história que nunca foi contada ”, disse Raj. “Senti que tinha a responsabilidade de contar essa história com compaixão e empatia.” O artista então levou os espectadores através da criação dos quadrinhos, desde os primeiros pontos de referência, esboços e ideias até o produto final.
E fez uma pausa para destacar alguns pontos particulares do trabalho que ele sentiu serem cruciais para a história, como uma seção dentro do trabalho que mostra Choudhury lidando com comentários racistas. Esse tópico sensível exigiu que Raj adaptasse sua abordagem, que até então era ousada e colorida, antes de se tornar suave e monocromática para refletir visualmente os sentimentos de choque e desânimo que vêm de alguém ser sujeito ao racismo.
Ele terminou dizendo o quanto estava orgulhoso de fazer parte deste projeto e o quanto isso significou para ele como alguém que compartilhou a experiência anglo-asiática. Vale muito conferir.