O tráfico de pessoas é um grande negócio e ainda tem gente pelo mundo ganhando dinheiro com essa atividade. A agência Wunderman Thompson India em conjunto com a Sanlaap, uma ONG que resgata e reabilita sobreviventes do tráfico, criaram a ação Snap The Supply Chain, uma campanha OOH (mídia exterior) não convencional que atrai o público para uma jornada que vai do problema à solução.
Estudos mostram que os traficantes de seres humanos operam por meio de sofisticadas cadeias de suprimentos. As vítimas se encontram presas em uma jornada horrível, passada de manipulador para manipulador, de uma maneira que torna quase impossível encontrar e resgatar as pessoas.
A maioria da população ignora as operações dos traficantes de seres humanos. Mais importante, eles desconhecem que a simples intervenção humana pode ajudar a interromper essa cadeia de suprimentos e levar ao resgate e a reabilitação das vítimas. E assim, a indústria do tráfico prospera.
Como os traficantes veem a vida de suas vítimas como algo parecido com um jogo, a campanha representa as cadeias de suprimentos como uma formação de futebol em um estilo de arte intrincado e elaborado. À medida que o olho percorre o design, a história da vítima se desenrola e mais detalhes são revelados.
Quanto mais tempo se gasta decodificando cada detalhe, mais profunda é a conexão com o espectador. Quando os pôsteres são digitalizados usando um aplicativo de RA, a tecnologia dá vida à arte nas telas dos smartphones, mostrando as cadeias de suprimentos e a jornada da vítima com muito mais detalhes.
O público então descobre que pode intervir e ajudar a interromper o processo. Um recurso interativo incentiva o público a jogar para revelar uma versão invertida em que os personagens negativos se transformam em bons, e a história da vítima muda das mãos dos traficantes para o amor e o cuidado da reabilitação. Bem legal.