A série de fotos da artista Lydia Metral, Les Insouciants, celebra aquelas pessoas que se recusam a se conformar com os padrões seguidos pela maioria e desafiam as normas da sociedade.
“Sempre senti que estava diferente, que algo estava ‘errado’ comigo ”, revela a fotógrafa Lydia Metral. “Eu nunca me identificaria com a sociedade, do jeito que a sociedade quer que você expresse sua feminilidade ou sua representação de gênero.”
Foi exatamente esse sentimento – de não se encaixar e não atribuir à sociedade limitações estritas – que levou Lydia a criar sua série de fotos Les insouciants. Se dedicando a documentar jovens adultos que se sentem diferentes, que não se encaixam nos padrões e que tentam fugir das normas estabelecidas, Lydia avaliou sua própria relação complexa com a identidade ao retratar aqueles que se sentiam da mesma maneira.
Nascida e criada em Grenoble, na França, Lydia se lembra de ter sido cercada por várias formas de imagens desde muito jovem; seu pai e avós eram amantes da fotografia e a expuseram aos quadrinhos, animes, TV e cinema. Ela inclinou-se para a fotografia, começando por tirar fotos de amigos. Conheça mais aqui sobre seu trabalho.