Documentando oito casos de pessoas que foram libertadas de penas de prisão perpétua em presídios da Califórnia devido a mudanças nas políticas locais, o projeto Facing Life lança luz sobre os problemas generalizados e sistêmicos causados pelo encarceramento em massa.
“O encarceramento em massa é sem dúvida um dos maiores problemas sociais que assolam os Estados Unidos ”, relata Brandon Tauszik, “e se cruza com muitos outros, como racismo e desigualdade ”.
Fotógrafo e cineasta baseado entre Los Angeles e Oakland, Brandon colaborou com Pendarvis Harshaw, jornalista de Sacramento, para concluir o projeto Facing Life. Financiado pelo Pulitzer Centre, o projeto usa as imagens de Brandon e as palavras e entrevistas de Pendarvis para criar um recurso indispensável que examina o amplo impacto que o encarceramento tem na vida dos presos e das pessoas mais próximas a eles.
“Quando você perceber a quantidade de pessoas que foram impactadas direta ou indiretamente pelas prisões nos Estados Unidos, verá que sempre é uma história de grande alcance ”, explica Pendarvis.
“Pessoalmente, fiquei inspirado ao olhar para as instituições prisionais nos Estados Unidos como jornalista. Isso, junto com as famílias e amigos que estiveram envolvidos no sistema prisional, me levou a fazer algo que interagisse com suas experiências.” Entre aqui e conheça o projeto completo.