A grande maioria dos comerciais de segurança no trânsito apela para cenas fortes de acidentes. Com isso, parecem ignorar um recurso que a mente humana utiliza quando se depara com algo traumático: o esquecimento.
Pesquisas mostram que, após cruzarem com um acidente na estrada, os motoristas seguem adiante mais comedidos no acelerador. Mas dali a 10 km, a velocidade volta ao normal – porque a mente se encarrega de fazer o que está em sua programação: esquecer as coisas tristes. É isso que ajuda o motorista que cruza com um cenário pós-acidente, seguir viagem.
Já neste filme da agência Air, de Bruxelas, para a Walloon Road Safety Agency, parece que os psicólogos foram finalmente ouvidos: você não vai ver takes de estrada, velocidade, vidros quebrados.
A mensagem alertando para as consequências do álcool + direção é perfeitamente transmitida – e com menos chance de ser esquecida. As campanhas de trânsito quase sempre são aprovadas por políticos que querem unicamente mostrar serviço. Esta aqui usa psicologia porque o objetivo é efetivamente fazer o motorista pensar. Veja como ficou, clicando abaixo.